Bully


Bully (jogo eletrônico)

Bully, também conhecido como Canis Canem Edit ("Cão Come Cão", em latim) na versão PAL para oPlayStation 2 lançada fora da América do Norte,[1] é um jogo eletrônico de ação-aventura em terceira pessoa, lançado pela Rockstar Vancouver para o Playstation 2 em 17 de outubro de 2006, na América do Norte, e em 25 de outubro de 2006 no Reino Unido. Uma versão de Xbox foi planejada, porém acabou sendo cancelada por motivos não-revelados.[2] O jogo foi relançado como Bully: Scholarship Edition em 4 de março de 2008 para oWii e o Xbox 360, e em 24 de outubro de 2008 para o PC. A versão do PlayStation 2 do jogo também está disponível nos EUA como uma edição especial, que inclui uma revista em quadrinhos de edição limitada e umabola de queimada, como a que aparece no jogo, com o título do jogo gravado nela.[3]

Índice

 [esconder]

Jogabilidade

O jogador entrará num mundo de intrigas, fofocas, lutas e entraves que todo colégio tem. "Bully" conseguiu capturar a essência do colegial em seu todo, não importa país, cultura ou língua, toda escola tem Valentões que atormentam os mais fracos e que não tem nada na cabeça, Atletas e Cheerleaders que se acham o máximo,Nerds que vivem com a cabeça enfiada em privadas, diretoresprofessores e uma cozinheira de falta de higiene que nem sempre são exemplos de nobreza e moral, pois é nesse mundo que Jimmy Hopkins é atirado e não vai deixar barato.
No 1º Capítulo, o jogador só terá acesso ao terreno da escola, onde há o dormitório masculino, o feminino, o dos "riquinhos", bibliotecaginásio, campo de futebol americano e um lugar onde se localiza uma oficina.
Como você está num internato, você terá de participar das aulas, que dão algum tipo de prémio, como, por exemplo, as aulas de inglês dão à Jimmy um vocabulário maior para se desculpar com os monitores e colegas que querem agredi-lo; aulas de química ensinam a fazer bombinhas, bombas fedorentas, pó de mico, etc.; aulas de mecânica dão a Jimmy ótimas bicicletas e assim por diante. As aulas são: Arte (Art), Química (Chemistry), Inglês (English), Educação física(Gym), Fotografia (Photography) e Mecânica (Shop).Na versão "Scholarship Edition" disponível para PCWii e Xbox 360, há missões a mais e as aulas: Música, Biologia, Matemática e Geografia. Você terá que completar cada aula 5 vezes, depois disso não precisará mais ir à nenhuma aula já completa, mas poderá refazer a última aula de cada matéria, se quiser.
O jogo é como se fosse um Sandbox (Caixa de areia, em português), o que significa que você não tem propriamente um objectivo linear, podendo fazer o que quiser, na hora que quiser e quando bem entender. Claro que para o jogo ficar mais divertido, abrir novas áreas, o protagonista aprender novos golpes de luta, ganhar mais respeito, o jogador terá que avançar nos eventos principais do jogo. Nada que não faça o jogador avançar naturalmente, já que a história é muito divertida.
No jogo você pode tanto agir como um "Bully" (Valentão), atormentando os nerds, quanto o contrário; ser uma espécie de "justiceiro" — protegendo os mais fracos, batendo e humilhando apenas os outros Bullies. Pode ainda ser mais reservado com uma filosofia de "não me chateou, não apanha" ou ser um garoto super problemático, fugindo quando um monitor percebe seus actos e batendo em quem aparecer na sua frente (incluindo monitores e alguns outros adultos — sendo essa tarefa quase impossível, já que para um adulto basta apenas conseguir pôr as mãos num garoto para pô-lo ao chão).
Na verdade você faz o que quiser, mas é preciso ter em mente de que para todos os actos há consequências. Quando você menos esperar, você poderá estar na sala do diretor levando um sermão e uma ameaça de suspensão. Por isso mantenha o olho nos monitores e procure estar sempre alerta!
No jogo não é possível avançar sendo totalmente pacífico, sabendo que já nas primeiras missões, o jogo põe-te numa cena de batalha com outro rapaz. Porém, ao seguir a história à risca, você também não terá a intenção de bater ou humilhar os colegas mais fracos (como os nerds ou os "sem gangues"). Pelo contrário, irá até protegê-los, mas sempre com a intenção de receber alguma recompensa depois.
O sistema de batalhas corpo-a-corpo, finalmente em toda a série (referindo-se aos intitulados GTA, da Rockstar, mesma produtora de Bully), está divertido e realista. Além de que a dificuldade das batalhas está bem mais fiel. Por exemplo, um Nerd estudioso pode ser derrotado com apenas 5 ou 6 socos, enquanto umAtleta musculoso, alto e bom de briga dá um bom desafio ao jogador, que para vencer, terá que saber a hora de avançar e se defender.

História

O jogo começa com Jimmy deitado no carro discutindo com sua mãe e com seu padrasto. A mãe de Jimmy quer colocá-lo num internato, enquanto ela vai passar uma longa lua de mel com seu 5º esposo. E ela escolheu Bullworth Academy, a escola mais louca de todo o país (por ser a única que aceitou Jimmy). Continuando a discussão, eles chegam a Bullworth Academy. A mãe de Jimmy deixa-o à frente da escola, onde ele é recebido pela secretária. Então ela diz a Jimmy para ir falar com o director, o Dr. Crabblesnitch. O doutor diz que Jimmy é um rapaz muito mau, o pior que ele já recebeu em sua escola até agora. Ele cita algumas coisas que Jimmy fez em outros internatosVandalismoLinguagem imprópriaGraffiti, e Bullying. Logo depois dessa conversa, a secretária manda Jimmy vestir o uniforme da escola. Quando Jimmy chega ao dormitório masculino começa uma luta, que na verdade é um pequeno tutorial do jogo. Quando tiveres acabado com o rapaz que te atacou, chegará Hattrick, o professor de matemática corrupto da escola (como os policiais corruptos dos jogos da série GTA) fazendo-te parar com a luta. Entrando no dormitório, Jimmy conhece Gary, um rapaz muito inteligente (que por vezes mostra-se um pouco psicopata) e que pretende dominar a escola e as outras facções. Chegando ao seu quarto, Gary apresenta-te a Peter (ou apenas Pete). Depois de um tempo Gary trai Jimmy por que acha que Jimmy quer dominar a escola no lugar dele e inventa algumas mentiras para todos os chefes de facções começando por Russel chefe dos bullies(valentões),Gary fala para Russel que Jimmy xingou sua mãe e alguns animais de sua fazenda. Depois disso Gary continua a mentir para chefes de facções e por causa disso Jimmy continua se dando mal perdendo respeito com facções e se metendo em brigas. No ultimo capitulo Jimmy tem que lidar com uma facção não muito conhecida pelo pessoal de Bullworth por que eles não estudam em Bullworth,ai Gary convence os alunos de Bullworth a iniciar uma guerra escolar eliminando os mais fracos, mandar na escola e criar sua própria facção.

Sumário

  • Capítulo 1: Fazendo novos amigos e inimigos: Jimmy chega a academia Bullworth e imediatamente entra em problemas com os Bullies.
  • Capítulo 2: Jovens ricos de azul: Jimmy agora é mais popular, mas ele tem que lidar com os "riquinhos" Preppies.
  • Capítulo 3: O amor faz o mundo girar: Jimmy se envolve com Lola, a namorada promíscua do líder dos Greasers Johnny Vincent.
  • Capítulo 4: Uma mente saudável em um corpo saudável e outras mentiras: Jimmy decide enfrentar os Jocks, porém primeiro precisa convencer os Nerds a ajudá-lo.
  • Capítulo 5: A ascensão e a queda de Jimmy Hopkins, 15 anos: Jimmy, depois de desfrutar do seu poder como rei da Bullworth Academy, é expulso. Ele tem que limpar seu nome e se re-matricular na escola.
  • Chapter 6: O verão sem fim: Jimmy pode fazer o que quiser, tal como participar de corridas, encontrar itens, explorar a cidade de Bullworth, etc.

Personagens

O jogo tem foco no novo estudante da Bullworth Academy, James "Jimmy" Hopkins. Com seus avanços acadêmicos, ele pode interagir com os alunos e os professores da escola, além das pessoas da cidade, com o avanço no enredo. Ele é amigo de Gary Smith, um psicopata que acha que pode dominar a escola, e Pete Kowalski, um tímido estudante à procura de amigos. Ao longo da primeira parte do jogo, Gary manipula Jimmy, que por sua vez faz todos os trabalhos sujos do psicopata. Jimmy também tem a sua maneira de navegar através das seis facções da escola - os Bullies, os Nerds, os Preppies, os Greasers, os Jocks, e os Townies. A maioria das facções citadas possuem apenas um membro do sexo feminino, com quem Jimmy pode exercer um romance. Há também um número de estudantes que não fazem parte de quaisquer facções. Contrariando os outros jogos da Rockstar, todos os personagens influentes do jogo têm um nome exclusivo e uma personalidade distinta.

[editar]Personagens principais

  • Jimmy Hopkins: O mais novo estudante da Bullworth Academy. Jimmy começa o jogo à procura de paz na escola, entretanto, ele é constantemente assediado e intimidado. Todavia, quando mexem com Jimmy, o mesmo não deixa por estar, e, dessa maneira, ele se transforma no líder de todas as "panelinhas";
  • Gary Smith: Esse é o estudante que quer assumir a Bullworth Academy, e usa Jimmy como cúmplice. Logo no início do jogo, Gary tenta convencer Jimmy que se o primeiro e Jimmy governassem a escola, ela seria melhor. Por sua vez, Jimmy dizia que se alguém fosse governar, seria o próprio, e Gary começa a achar que Jimmy está conspirando contra ele. Durante todo o jogo, Gary mostra sinais de paranoia, anti-socialismo, e menciona que ele toma medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade. Embora ele seja o principal antagonista, Gary aparece poucas vezes, exceto no Capítulo 1;
  • Aparições de Gary:Tirando o Cap. 1,Gary,o principal antagonista,aparece:
  • Capítulo 2:Aparece na missão "The Eggs"
  • Capítulo 5:Na batalha final entre Jimmy e Gary
  • Capítulo 3:Wrong Part of The Town batendo em Cornelius
  • Pete Kowalski: Estudante tímido, que não tem amigos, nem mesmo os nerds. No princípio do jogo, Pete é intimidado por Gary e Jimmy, e é um cúmplice dos planos dele. Quando Gary trái Jimmy no final do Capítulo 1, Pete se torna amigo de Jimmy;
  • Dr. Crabblesnitch: O diretor da Bullworth Academy. No Capítulo 5, ele cai sob a influência de Gary, e expulsa Jimmy, porém depois que Gary o trái, ele percebe que cometeu um erro;
  • Zoe Taylor: Uma garota da cidade que fora expulsa da academia de Bullworth, reclamando que Mr. Burton - professor de educação física que, por diversas, vezes, é pego em atos promíscuos - tentava a estuprar. Ela não aparece até o Capítulo 5, em que se torna namorada de Jimmy.


Desenvolvimento

Algumas informações pré-lançamento divulgadas pela Take-Two Interactive pareciam indicar que o jogador seria um típico "valentão", influenciando os outros e lançando um soco em outro aluno. Todavia, quando o jogo foi lançado, o que vimos foi completamente diferente do que se esperava, com o jogador no papel de um estudante-problema que se levantou e lutou contra os bullies e outros como forma de auto-defesa, e não o contrário.
O jogo para PlayStation 2 fugiu um pouco de seu antecessor Grand Theft Auto: San Andreas. Em Bully, todos os personagens da escola têm aparência exclusiva, e, em certas ocasiões como missões, personalidade própria.

Controvérsia

Bully tem causado polêmica entre os pais e os educadores. As críticas à Rockstar vão pela natureza adulta dos seus jogos, e as críticas para Bully têm sido especialmente sobre a violência e o título, por exemplo. Alguns grupos contra o jogo alegam que o protagonista incentiva o Bullying nas escolas, e mexer com meninos ou meninas mais fracos é um problema grave e com sérias ramificações. Grupos como o Bullying Online e o Peaceaholics têm criticado o jogo por glorificar e trivializar o Bullying escolar. Grande parte também vai para a maneira em que o Bullying é tratado no jogo, como se fosse algo comum e sem perigo. Em 2006, a companhia estadunidense ESRB afirmou que o jogo só é recomendado para maiores de 13 anos, e uma agência da Nova Zelândia o classificou da mesma maneira. Em 2007, o Yahoo! Games listou Bully como um dos 10 jogos mais controversos de todos os tempos.

[editar]Sexualidade

A sexualidade é um tema presente ao longo de Bully. Cinco diferentes missões envolvem Jimmy executando missões em nome de diferentes garotas, e quando ele é bem-sucedido ganha um beijo das mesmas. As aulas de Artes se constituem em um jogo infantil famoso. São 5 aulas, e a medida que Jimmy vai avançando ele aprende a beijar garotas. Também é possível beijar alguns homens no jogo. A ESRB, quando questionada, disse que levou em conta a homossexualidade ao dar a censura de apenas 13 anos. Outros temas sexuais envolvem um professor tarado de educação física, que tenta bolinar garotas e é viciado em revistas pornográficas. Além disso, há uma missão chamada "Panty Raid", onde o professor de educação física pede a Jimmy Hopkins para ir buscar calcinhas no dormitório feminino.

[editar]Reino Unido

Tentativas de banir o jogo não foram poupadas pela instituição Bullying Online e pelo Partido Trabalhista M.P. Keith Vaz, na Inglaterra. Currys e PC World, ambas de propriedade da DSG International, se recusaram a vender o jogo pela internet e pela loja, pois "iria denegrir a imagem da Currys e da PC World". A declaração oficial da Currys afirma que o jogo é uma "ligação explícita entre a violência e as crianças", e continua: "Nós não ficamos felizes em tomar essa decisão, considerando especialmente nosso excelente relacionamento com a Rockstar". No entanto, as lojas da DSG também têm outros projetos da Rockstar, como o violento GTA e Manhunt, ambos para maiores de 18 anos.

[editar]Estados Unidos

Antes mesmo do lançamento de Bully, Jack Thompson apresentou uma ação judicial para tentar tirar o jogo das prateleiras das lojas em Flórida. Thompson declarou que o jogo é um "incômodo", um "simulador de violência". A petição de Thompson, apresentada no 11º Circuito Tribunal Judicial, foi avaliado pelo juiz Ronald Friedman. Em 13 de outubro de 2006, Friedman alegou que era a favor do circulamento do jogo nas ruas da Flórida, pois não havia nada que fosse realmente "chocante". Quando informada acerca da decisão de Friedman, a mídia dos Estados Unidos tomou uma opinião geralmente positiva do jogo. A imprensa descreveu o jogo como de formato-livre, com foco na construção de uma rede social e de aprendizagem através das aulas, com punições graves para o mau-comportamento.

[editar]Brasil

Bully foi banido no Brasil. Em abril de 2008, a justiça brasileira proibiu o comércio, a importação e disponibilidade do jogo no país. A decisão foi tomada pelo juiz Flávio Mendes Rabelo, do estado do Rio Grande do Sul com base em um estudo psicológico feito pelo Estatuto da Psicologia, que afirma que o jogo pode ser potencialmente prejudicial para adolescentes e adultos. Qualquer um que seja apanhado vendendo o jogo no Brasil terá de pagar uma multa de R$1000,00.Mais ainda e possível ver pessoas comprando esse jogo que foi banido do Brasil, No EUA a proibição foi anulado.

Recepção

As opiniões dos críticos em referência ao jogo Bully geralmente foram positivas. A IGN o avaliou como 8.9/10, a Games Radar aplicou 9.0/10, um perfeito 10/10 da 1Up.com, 8.7/10 da Gamespot, um grande 5/5 da Jive Magazine, 8.75/10 da VGRC.net, 5/5 da X-Play, e esteve nos 10 melhores jogos de 2006 na PlayStation Magazine. Todas as empresas citadas são referências mundiais em jogos. Os críticos geralmente elogiam o enredo do jogo, enquanto criticam a câmera do jogo. Os críticos também notaram que o jogo é substancialmente mais fácil do que os veteranos da Rockstar, como Grand Theft Auto, no entanto não perde sua graça.
O jogo foi um sucesso de vendas no mundo inteiro.

[editar]Prêmios

  • Ganhou o prêmio IGN como melhor jogo de Ação para PlayStation 2;
  • Ganhou o prêmio GameSpot de jogo com melhor trilha-sonora;
  • Foi finalista do prêmio GameSpot para jogo do ano de 2006;
  • Esteve na seleção de 52 jogos da Gaming Target para continuar a jogar;
  • Um dos 5 melhores jogos para PlayStation 2;

Bully: Scholarship Edition

Bully: Scholarship Edition foi lançado para Xbox 360 ,PC e Nintendo Wii no dia 3 de março de 2008. O jogo tem conteúdo exclusivo, que não estavam disponíveis na versão para PlayStation 2, incluindo oito novas missões, novos personagens, quatro novos tipos de aula (Biologia, Música, Matemática e Geografia), novos itens e novas roupas. Alguns scripts foram alterados, incluindo os tipos de missões e feriados do Capítulo 3, que estavam ausentes na versão para PlayStation 2.
Rockstar Games anunciou o jogo em 19 de julho de 2007.

Vozes

Jimmy Hopkins: Gerry Rosenthal
Gary Smith: Peter Vack
Pete Kowalski: Matt Bush
Derby Harrington: John LaVelle
Johnny Vincent: Rocco Rosanio
Earnest Jones: Jesse Tendler
Algie Papadopoulos: Brett Tabisel
Russell Northrop: Cody Melton
Trent Northwick: Jaime McAdams
Davis White: Geoff Wigdor
Troy Miller: Evan Weinstein
Melvin O'Conner: Charlie Saxton
Bucky Pasteur: Tim Wersan
Fatty Johnson: Ryan Cotler
Cornelius Thomas: Chaz Stevens
Thad Wilson: Kevin Cahoon
Beatrice Trudeau: Trudeaulsd Caitlin Greer
Tad Smith-Althorp: Smith Baron Vaughn
Pinky: Kaija Matiss
Bif Taylor: Andrew Rannells
Bryce Montrose: Ben Levin
Chad Morris: Brandon Gill
Gordon Wakefield: Andrew Gehling
Parker Ogilvie: Cory Anker
Lola Lombardi: Phoebe Strole
Hal Esposito: Leonard Spinelli
Lucky: Mike Nathan
Peanut(Larry)Romano: Joe Aro
Ricky Pucino: TJ Del Reno
Ted Sinclair: Alex Cendese
Mandy Wiles: Elena Franklin
Damon West: Ben Curtis
Bo Jackson: Jason Fuchs
Juri Kalamazov: Lloyd Floyd
Kirby Olsen: Chris Kromer
Fenwick: Robert Whaley
Mr. Gordon: Todd Susman
Mr. Bubas: Tony Call
Stepfather: Michael Cullen
Pedro: Daniel Tay

Livro

A comunidade do Orkut, Contos de Games, já conhecida por ser pioneira em adaptações de jogos para histórias, fez fanfics (histórias baseadas em jogos criadas por fãs) retratando uma possível continuação do Bully, narrando personagens e seus respectivos atos no decorrer do enredo. As histórias em destaque foram produzidas pelos também moderadores da comunidade, Luiz Guilherme e Yuri Graça.
Na versão original do Bully, além do manual e do mapa de Bullworth City, vem incluso um pequeno gibi com os personagens do jogo.

Ver também


Referências

  1.  Bully in name change shock. Gamesradar.com (1 de setembro de 2006). Página visitada em 1-9-2006.
  2.  Bully for Xbox canceled. ign.com. Página visitada em 19-3-2007.
  3.  Rockstar's Bully Afterthoughts from 1UP.com1UP.com (11 de dezembro de 2006). Página visitada em 22-8-2008. "He's a fascinating character, definitely, and Bullworth is a fascinating place, so obviously we would love to explore, but we have no plans right now for it."

0 comentários: sobre Bully

Postar um comentário para Bully

© 2010 Downloads Jogos | Todos os direitos reservados - Designed by SapoX